REGULAMENTO COPA LIONS
1.
DOS OBJETIVOS
1.1
Unir os Clubes com laços de amizade, bom
companheirismo e cooperação recíproca.
1.2
Vivenciar a integração, o companheirismo
leal, a amizade sincera e o convívio alegre entre todos os clubes do Distrito.
1.3
Estimular o interesse e o hábito pela prática
desportiva para que o esporte favoreça a melhoria da qualidade de vida.
2.
DOS PARTICIPANTES
2.1
Poderão participar da Copa Lions todos os
CCLL, DDMM, CCªLL e cônjuges dos clubes pertencentes ao Distrito LD-7. Os
respectivos clubes deverão estar em dia com suas obrigações financeiras junto
ao Distrito e à LCI.
3.
DAS ETAPAS
3.1
1ª
Etapa: Os clubes competem dentro de sua região, classificando-se o primeiro
de cada modalidade para a etapa final.
3.2
Etapa
Final: Os clubes classificados na 1ª Etapa (os 1º colocados de cada
modalidade em sua região) competem, apurando a classificação do 1º ao 4º lugar.
4.
DA ORGANIZAÇÃO
4.1
A organização geral da Copa Lions será de
responsabilidade da Assessoria de Esportes.
4.2
A coordenação
da 1ª Etapa da Copa Lions será de responsabilidade do presidente da
respectiva região e dos presidentes de divisão.
4.3
A coordenação
da Etapa Final da Copa Lions será de responsabilidade da Assessoria de
Esportes, com a colaboração de todos os presidentes de região e divisão.
5.
DAS MODALIDADES
5.1
As modalidades esportivas a serem disputadas
na Copa Lions serão as seguintes: Futebol Sete, Voleibol Masculino, Voleibol
Feminino, Bocha, Canastra, Dominó, Xadrez, Damas, Tênis individual e Tênis de
duplas.
5.2
Somente para os Clubes que não formarem
equipe de Voleibol Feminino será permitida a participação de mulheres na equipe
Masculina. Nas demais modalidades admitir-se-á equipes mistas.
6.
FUTEBOL SETE
6.1
A modalidade de Futebol Sete será regida
pelas regras oficiais da Federação Gaúcha de Futebol Sete e o que dispuser este
regulamento.
6.2
As partidas não serão eliminatórias.
6.3
A pontuação para a qualificação será a
seguinte: Vitória 3 (três) Pontos Ganhos; empate 1 (um) PG; derrota O (zero)
PG.
6.4
No caso de empate, nos pontos ganhos, os
critérios de desempate serão os seguintes: a) Confronto direto; b) saldo de
gols; c) número de gols a favor; d) sorteio.
6.5
No caso de mau tempo e/ou não houver
condições da prática de Futebol Sete, será realizada a modalidade Futsal.
6.6
No caso de alguma equipe ocasionar WO, o
resultado será de 1x0 para a equipe adversária, e todos os jogos já efetivados
ou que seriam disputados por esta equipe passam a ter este placar.
6.7
No caso de empate nas semifinais ou finais,
haverá prorrogação de 5 (cinco) minutos. Persistindo o empate haverá a cobrança
de 3 (três) penalidades para cada equipe. Persistindo o empate, cobranças de
penalidades até conhecer-se o vencedor.
6.8
O tempo de jogo será decidido pelos
responsáveis de cada fase, de acordo com a disponibilidade de horários, nunca
inferior a 10 (dez) minutos cada tempo.
7.
VOLEIBOL
7.1
As modalidades de Voleibol serão regidas
pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol e o que dispuser
este regulamento.
7.2
As partidas não serão eliminatórias.
7.3
As partidas serão realizadas em melhor de 3
(três) sets.
7.4
A pontuação será a seguinte: Vitória 2
(dois) Pontos Ganhos; derrota 1 (um) PG.
7.5
No caso de empate em pontos ganhos, os
critérios de desempate serão os seguintes: a) Confronto direto; b) saldo de
sets; c) maior número de pontos a favor; d) sorteio.
7.6
No caso de alguma equipe ocasionar WO, o
resultado será de 2 (dois) sets a zero para a equipe adversária, e todos os
jogos já efetivados ou que seriam disputados por esta equipe passam a ter este
placar.
8.
BOCHA
8.1
A competição será na modalidade de Bocha
Trio.
8.2
Os jogos serão regidos pelas regras da
Federação Gaúcha de Bochas e o que dispuser este regulamento.
8.3
As partidas serão disputadas até 12 (doze)
pontos, cada bocha valendo 1 (um) ponto.
8.4
Poderá haver a substituição de um atleta no
decorrer de cada partida.
8.5
As partidas não serão eliminatórias.
8.6
A pontuação será a seguinte: Vitória 2
(dois) Pontos Ganhos; derrota 1 (um) PG.
8.7
No caso de empate por pontos ganhos, o
critério de desempate será o seguinte: a) confronto direto; b) número de
vitórias; c) maior número de pontos marcados nas partidas em que a equipe
sofreu a derrota; d) sorteio.
8.8
No caso de alguma equipe ocasionar WO, o
placar desta partida será de 12X0 para a equipe adversária, e todos os jogos já
efetivados ou que seriam disputados por esta equipe passam a ter este placar.
8.9
As canchas para a disputa dos jogos poderão
ter piso liso (sintético ou natural), informando aos clubes com antecedência de
15 dias.
8.10
A forma de jogar, (bochar ou não) deverá se
adequar à cancha oferecida pelos organizadores no local dos jogos.
9.
CANASTRA
9.1
A partida será realizada até 2.000 (dois
mil) pontos ou mais, se houver empate.
9.2
Quando o jogo atingir o placar de 1.000 (um
mil) pontos, a equipe só poderá baixar as cartas com 75 (setenta e cinco)
pontos.
9.3
O jogo será realizado com 13 (treze) cartas.
9.4
Os jogadores somente poderão pegar as cartas
da mesa se a última servir para baixar, sem utilizar as demais da mesa.
9.5
Apenas para cartas de número 1 (ás) é
permitido baixar o jogo com naipes diferentes (trinca de ás, sem coringa). As
demais cartas somente poderão ser baixadas com sequência.
9.6
A canastra suja poderá ser “limpada”.
9.7
Para bater a partida há necessidade de se
ter uma canastra.
9.8
A pontuação será a seguinte:
9.8.1
Canastra limpa: 200 (duzentos) pontos.
9.8.2
Canastra suja: 100 (cem) pontos.
9.8.3
Batida 100 (cem) pontos.
9.8.4
Coringa (a carta 2): 20 (vinte) pontos.
9.8.5
Ás: 15 (quinze) pontos.
9.8.6
Do 8 ao K: 10 (dez) pontos.
9.8.7
Do 3 ao 7: 05 (cinco) pontos.
9.9
Nas partidas de canastra, os jogadores das
duplas poderão ser de clubes diferentes, contanto que sejam da mesma Divisão.
Cada jogador não pode participar de mais de uma dupla.
9.10
Não poderá haver substituição de jogador
durante a partida.
9.11
As partidas não serão eliminatórias.
9.12
A competição será por pontos ganhos:
Vitórias 2 (dois) Pontos Ganhos, derrota 1 (um) PG.
9.13
No caso de empate por pontos ganhos, os critérios
de desempate serão os seguintes:
9.13.1
Confronto direto.
9.13.2
Saldo de pontos obtidos nas partidas.
9.13.3
Sorteio.
9.14
No caso de alguma equipe ocasionar WO, a
equipe adversária será considerada vencedora pelo placar de 2000X0 e todas as
partidas já efetivadas ou que seriam disputadas por esta equipe passam a ter
este placar.
10.
DOMINÓ
10.1
A modalidade disputada será dominó de duplas
(sete pedras para cada jogador).
10.2
As partidas serão realizadas até 100 (cem)
pontos.
10.3
As partidas não serão eliminatórias.
10.4
A competição será por pontos ganhos: Vitória
2 (dois) Pontos Ganhos; derrota O (zero) PG.
10.5
No caso de empate por pontos ganhos, os
critérios de desempate serão os seguintes:
10.5.1
Confronto direto.
10.5.2
Número de vitórias.
10.5.3
Saldo de pontos obtidos nas partidas.
10.5.4
Sorteio.
10.6
Quem bater marca os pontos que os
adversários têm na mão.
10.7
No caso de trancar o jogo (feche) e ninguém
bater, será vencedora a dupla que tiver menos pontos na mão e não simplesmente
,aquela que fechou, recebendo os pontos do adversário.
10.8
Não poderá haver substituição de jogadores
durante a partida.
10.9
No caso de alguma dupla ocasionar WO, será
considerada perdedora pelo placar de 0X100 e todas as partidas já efetivadas ou
que seriam disputadas por esta equipe passam a ter este placar.
11.
XADREZ
11.1
O torneio será realizado de acordo com as
regras internacionais de Xadrez.
11.2
As partidas serão realizadas com relógios e
limitadas ao tempo de 30 (trinta) minutos por jogador.
11.3
Os emparceiramentos serão efetuados de
maneira que cada jogador jogue as partidas com as peças brancas e peças pretas
alternadamente.
11.4
Se por ventura houver somente 2 (dois)
jogadores, estes jogarão uma melhor de 3 (três) partidas, sendo que, se houver
necessidade de terceira partida, nesta haverá o sorteio para saber quem jogará
com as peças brancas.
11.5
Cada vitória representará 1 (um) ponto e por
empate ½ (meio) ponto.
11.6
Embora conste nos regulamentos, recomenda-se
que os jogos sejam realizados em ambientes silenciosos e alerta-se que: peça
tocada é peça jogada.
11.7
Em caso de empate, seguirão os seguintes
critérios:
11.7.1
Jogador que jogou mais partidas, com as
peças pretas.
11.7.2
Confronto direto.
11.7.3
Nova partida, com inversão das cores das
peças.
12.
DAMAS
12.1
O torneio será realizado de acordo com as
regras nacionais do jogo de damas.
12.2
Os emparceiramentos serão efetuados de
maneira que cada jogador jogue as partidas com as peças brancas e peças pretas
alternadamente.
12.3
Se por ventura houver somente dois
jogadores, estes jogarão uma melhor de três partidas, sendo que, se houver
necessidade da terceira partida, nesta haverá o sorteio para saber-se quem jogará
com as peças brancas.
12.4
Embora conste das regras nacionais,
realça-se:
12.4.1
A tomada é obrigatória.
12.4.2
Deve-se tomar para frente ou para trás,
mesmo não sendo em sequência.
12.4.3
Quando houver mais de uma possibilidade de
tomada, será obrigatória a tomada que ganhar mais peças.
12.5
Cada vitória representará 1 (um) ponto e os
empates ½ (meio) ponto.
12.6
Os jogos deverão ser realizados em ambiente
silencioso e lembra-se que: peça tocada é peça jogada.
12.7
Em caso de empate, seguir-se-ão os seguintes
critérios:
12.7.1
Jogador que jogou mais partidas, com as
peças pretas.
12.7.2
Confronto direto.
12.7.3
Nova partida, com inversão das cores das
peças.
13.
TENIS
13.1
Os jogos serão eliminatórios e decididos em
melhor de 3 (três) sets. O terceiro set será tie-break direto.
13.2
Dependendo do número de participantes,
pode-se optar pelo set profissional.
13.3
Não será observada a vantagem/desvantagem.
Isto é, em 40 (quarenta) iguais o que está recebendo, escolhe se quer o saque
na direita ou esquerda. E assim se define o game.
13.4
As quadras poderão ser rápidas ou saibro,
dependendo da disponibilidade da sede. Em caso de mau tempo (chuva), os
tenistas, juntamente com os organizadores, em comum acordo, poderão combinar
uma nova data para a realização dos jogos.
14.
ARBITRAGEM
14.1
A arbitragem será de responsabilidade dos
coordenadores de cada etapa.
14.2
Não poderá haver veto por parte de qualquer
equipe quanto à indicação dos árbitros.
15.
PREMIAÇÃO
15.1
A premiação ficará a cargo dos coordenadores
de cada etapa.
15.2
A Governadoria se responsabilizará pela
premiação da etapa final, que será a seguinte, em todas as modalidades
disputadas:
1º lugar: Troféu e medalhas.
2º lugar: Troféu e medalhas.
3º lugar: Troféu e medalhas.
4º lugar: Troféu e medalhas
15.3
Neste AL também teremos um troféu especial
para o Lions Clube que sagrar-se Campeão Geral da Copa Lions. Para a apuração
do Campeão Geral proceder-se-á da seguinte forma:
As equipes classificadas de 1º até
o 4º lugar, etapa final, receberão a seguinte pontuação:
15.3.1 Esportes
Coletivos (Futebol Sete - Voleibol Masculino - Voleibol Feminino):
1° lugar: 10 pontos
2º lugar: 8 pontos
3º lugar: 6 pontos
4° lugar: 4 pontos
15.3.2 Outros Esportes (Bocha - Canastra -
Dominó - Tênis individual - Tênis duplas - Damas - Xadrez):
1° lugar: 5 pontos
2º lugar: 3 pontos
3º lugar: 2 pontos
4º lugar: 1 ponto
16.
DISPOSIÇÕES GERAIS
16.1
As datas previstas pela Governadoria para a
realização dos jogos serão as seguintes:
16.1.1
1ª
Etapa: deverá ser realizada até 30 de novembro de 2012. No dia 1° de
dezembro, durante a 2ª RCD em Nonoai, os Presidentes de Região e Divisão
deverão divulgar os classificados para a etapa final.
16.1.2
Etapa Final: 26 de maio de 2013 em São
Marcos.
16.2
Na primeira fase, cada clube poderá
inscrever mais de uma equipe por modalidade, exceto para Futebol Sete e
Voleibol. Caso os clubes não fechem um time, poderão agrupar jogadores dentre
os clubes da mesma Divisão para formá-lo.
16.3
Um (a) jogador (a) poderá participar em mais
de uma modalidade esportiva somente na primeira fase, desde que não comprometa
o andamento normal das competições. Na fase final, cada jogador poderá participar
em apenas uma modalidade.
16.4
A equipe que se classificar à etapa final e
porventura não puder comparecer na data já estabelecida deverá comunicar a
Assessoria de Esportes com a antecedência de 15 (quinze) dias, para que possa
haver a sua substituição pelo 2º Clube colocado na respectiva modalidade na
Região.
16.5
Os coordenadores de cada etapa, em conjunto
com a Assessoria de Esportes da Governadoria, são os responsáveis pelo
cumprimento das normas deste regulamento, bem como pela resolução dos casos
omissos, que porventura venham a surgir no decorrer da competição.
16.6
Com o objetivo de haver maior participação
dos clubes nas modalidades coletivas (Futebol Sete e Voleibol) valem as normas
abaixo:
16.6.1
Na
primeira fase, o clube poderá formar equipe usando como reforço CCLL,
CCªLL, DDMM e cônjuges integrantes de outros clubes da mesma DIVISÃO.
16.6.2
Na
fase final, o Clube poderá formar equipe usando como reforço CCLL, CCªLL,
DDMM e cônjuges integrantes de outros clubes da mesma REGIÃO.
São Marcos, setembro de 2012.
Governador CL Rudimar Valente
Assessoria de Esportes:
Governador CL Rudimar Valente
Assessoria de Esportes:
CL Orlando Gonzatti – orlandogermano@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário