ORAÇÃO DO MÉDICO
“Ó Deus”, Tu formaste o corpo do homem com infinita bondade; Tu reuniste nele inumeráveis forças que trabalham incessantemente como tantos instrumentos, de modo a preservar em sua integridade esta linda casa que contém sua alma imortal, e estas forças agem com toda a ordem, concordância e harmonia imagináveis. Porém, se a fraqueza ou paixão violenta perturba essa harmonia, estas forças agem umas contra as outras e o corpo retorna ao pó de onde veio.
Tu enviaste ao homem Teus mensageiros, as doenças, que anunciam a aproximação do perigo, e ordenas que ele se prepare para superá-las. A Eterna Providência designou-me para cuidar da vida e da saúde de Tuas criaturas. Que o amor a minha arte aja em mim o tempo todo, que nunca a avareza, a mesquinhez, nem sede pela glória ou por uma grande reputação estejam em minha mente; pois, inimigos da verdade e da filantropia, eles poderiam facilmente enganar-me e fazer-me esquecer meu elevado objetivo de fazer o bem a Teus filhos.
Concede-me força de coração e de mente, para que ambos possam estar prontos a servir os ricos e os pobres, os bons e os perversos, amigos e inimigos, e que eu jamais enxergue num paciente algo além de um irmão que sofre. Se médicos mais instruídos que eu desejarem me aconselhar, inspira-me com confiança e obediência para reconhecê-los, pois notável é o estudo da ciência. A ninguém é dado ver por si mesmo tudo aquilo que os outros veem. Deus, Tu me designaste para cuidar da vida e da morte de Tua criatura; aqui estou pronto para minha vocação.”.
O autor é Maimônides (Mose Bem Maimon), de viveu de 1.135 a 1.204, fez parte de um período brilhante de tolerância: judeu que vivia entre cristãos e muçulmanos, respeitado por todos, produziu esta Oração do Médico, que cada um que recebeu a bênção de ser médico, deveria conhecer, analisar e repetir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário